domingo, 1 de dezembro de 2013

Descrição e Audiodescrição


Descrição e Audiodescrição

 
A Audiodescrição é um recurso muito importante para a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Este recurso é cada vez mais utilizado nos diversos ambientes sociais, tais como: teatros, escolas, cinemas dentre outros. Em outros países já vem sendo utilizado a alguns anos de maneira cotidiana. No Brasil esta ferramenta, agora é que esta sendo popularizada, com cursos, palestras, workshop sobre o tema. No ambiente da virtual podemos encontrar alguns endereços interessantes, dentre os quais destaco o site Filmes que Voam É um site inclusivo com interface de fácil compreensão, autoexplicativo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa com ou sem necessidades especificas. O bacana é a interatividade constante proporcionada, você pode entrar em contato diretamente com criadores do site e dá sugestões.

A categoria filmes com Audiodescrição do site merece um destaque a parte, pois são filmes curtos, bem produzidos, com temas atuais que narram situações sobre a natureza humana, bons para serem trabalhados em sala de aula.

Pedagogicamente é um instrumento importante de inclusão. Devido a grande variedade de temas podemos trabalhar uma gama imensa de conteúdos.

Por exemplo:

 O filme VARINHA MÁGICA, narra a história de uma criança que admira muito um mágico decadente e ao visitar o seu camarim, encontra sua varinha e começa a fazer mágicas colorindo a vida do mesmo. Ao descobrir que a menina pegou sua varinha mágica ele tenta voltar a sua vida cinza mas não consegue e acaba dando de presente uma varinha para a menina que fica muito feliz, acabam com um sorriso de companheirismo. Com este filme podemos trabalhar a produção textual do filme, os valores que estão por trás das cenas, as cores que aparecem no filme, a postura dos personagens bem como a relação adulto criança, dentre outros temas.

O endereço do site é: http://www.filmesquevoam.com.br/

 

Um comentário:

  1. Com certeza a audiodescrição é bastante importante para a inclusão das pessoas cegas no universo da cultura de um modo geral.

    ResponderExcluir