quarta-feira, 18 de junho de 2014

TGD - Atividade de comunicação alternativa

 
Atividade: Símbolos da semana / base do calendário

Público: Alunos do 1º ao 5º ano do fundamental

Indicação: Alunos com Transtorno do Espectro Autista  - TEA

Idade: A partir dos seis anos

Local: Atendimento Educacional Especializado / Sala de aula
 

 

Exemplo:



Descrição:

Esta atividade consiste em um calendário semanal das atividades desenvolvidas pelo aluno baseados na comunicação alternativa, com imagens ou palavras que identifiquem sua rotina. Mostrando de maneira pratica e visual o que será desenvolvido no período, com este instrumento o aluno tem uma previsão do que irá vivenciar.  

Indicações:

- Construir uma rotina semanal, baseada na necessidade do aluno, podendo ser adaptada à medida que o aluno evolua em suas necessidades, agindo desta maneira o aluno com TEA poderá organizar-se para as atividades propostas;

- Mostrar os dias da semana e a especificidade de cada um, diferenciando os dias que ele irá à escola, a outros acompanhamentos, ficará em casa, fará visitas, irá ao parque, festas, diminuindo assim sua expectativa para determinadas atividades;

- Trabalhar a temporalidade partindo do período semana, e ampliando para mês, ano, argumentando sobre sua rotina e o tempo necessário para desenvolver estas atividades.

- Ampliar o conceito calendário e as datas importantes tais como: aniversários, festas, comemorações, outros.

- Estimular sua comunicação e relação social através de imagens, desenhos e símbolos que comporão o semanário, pelo significado dos mesmos em sua rotina.

         Esta atividade busca retirar o aluno de sua zona de conforto, mostrando novas possibilidades de organização temporal, levando em consideração a comunicação alternativa, como para novas construções. O aluno com TEA consegue organizar-se sem grandes atropelos devido ao seu envolvimento emocional nesta construção com objetos significativos do seu dia a dia.

Referência: