sexta-feira, 27 de junho de 2014


O  modelo dos modelos – Um olhar integral

Williams César de Freitas

 

            O ser humano conseguiu grandes êxitos em todas as áreas do conhecimento, contudo as coisas nunca foram fáceis, toda vez que surgia uma nova ideia, no primeiro momento era rechaçada, para estas pessoas havia uma grande batalha no campo das ideias, pois muitos não estavam preparados para sair de sua zona de conforto e buscar novos olhares, como diz Piaget “é preciso descontruir para reconstruir com um alicerce mais sólido”.  No processo de inclusão a situação não podia ser diferente, as pessoas no primeiro momento reagiram de maneira negativa que crianças, jovens e adultos com necessidades especiais pudessem fazer parte do sistema de ensino, a batalha foi e ainda é grande, porem legitimado por uma das legislações mais desenvolvidas do planeta, estamos conseguindo grandes feitos, é cada vez mais comum encontrarmos este público em nossas unidades de ensino, principalmente no sistema público de educação.

Foi com a implantação do Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas que pudemos perceber uma mudança efetiva no processo inclusivo, pois além de realizar o acompanhamento individual / grupo aos alunos, dá suporte ao professor da sala comum e orienta as famílias sobre a maneira mais adequada de intervir junto a este educando. Este processo não é fácil e nem rápido, porém é irreversível, assim como o texto de Italo Calvino “O modelo dos modelos” foi preciso que este profissional passasse a enxergar este como uma pessoa com potencial, não identificando apenas sua deficiência. Em nossas mentes existe a construção de um modelo perfeito do ser humano, contudo existe uma distância muito grande entre o real e o ideal.

 Quando enxergamos o todo em detrimento das partes, como o senhor Palomar ampliamos nossa sensibilidade e nos preparamos para acolher novas formas de aprendizagem, e a maneira como encaramos o mundo. A inclusão nos leva a esta postura, ampliando os modelos que nós temos a respeito do ser humano, esta busca é constante. Nossa mente esta preparada para qualquer mudança de paradigma para isso é preciso que acreditemos no que estamos realizando, pois quando as pessoas sentem segurança, é natural que aceitem as mudanças. Só assim teremos vários modelos a escolher, diversificando o conhecimento e ampliando a mente num movimento dinâmico de ação e reação, criando um rede que é alimentada a medida que aprofundamos nossos conhecimentos, potencializando novos modelos de enxergar a inclusão, objetivando melhoria na qualidade de vida desses alunos.

Referências:

- CALVINO, Italo-Texto:  O Modelo  dos Modelo

- PIAGET, J. A construção do real na criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360p.

- RAPOLI, E.; MANTOAN, M. T.; SANTOS,M.T.; MACHADO, R.; - A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A Escola  Comum Inclusiva- ME/SEE/UFC- Brasília.2010