segunda-feira, 12 de novembro de 2012

 
 
Reflexão sobre o artigo
 “A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas”
Williams César de Freitas
O artigo “A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas” nos faz refletir a respeito do processo de entrada dos alunos com necessidades especificas no sistema oficial de ensino. Primeiro devemos questionar. Qual é o papel da escola nessa inclusão? Porque  só o fato do individuo esta frequentando a escola que o fará incluso. Segundo para que haja uma inclusão legitima faz-se necessário que esta mesma inclusão ocorra em todos os ambientes sociais. Porque apenas a escola ficou obrigada a realizar esta tarefa? É importante que tenhamos pessoas com necessidades especificas nos hospitais, no comércio, na indústria dentre outros ambientes sociais e políticos. O processo de inclusão sempre jogou para a escola esta incumbência, focando apenas no cognitivo, esquecendo que o individuo é um ser integral, com necessidades, carências e potenciais diferenciados.
Afinal o que se espera é que a pessoas com necessidades especificas seja o mais independente possível e isto só ocorre com a união de todos: família, escola e sociedade, pois é em casa que começamos verdadeiramente nossas vidas de aprendizes, damos continuidade na escola e formalizamos na sociedade. 
         O processo de inclusão é real e presente hoje, porém precisamos organizar nossas tendas para que os grandes edifícios não venham abaixo por desgaste do tempo e da falta de recursos. Devemos pensar nas condições atuais do sistema de educação e propor melhorias para que tenhamos uma inclusão cognitiva/social e estes alunos vivam plenamente sua cidadania.