domingo, 8 de setembro de 2013

Comunicação Alternativa

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".
O que é um sistema de símbolos gráficos?
Para a confecção de recursos de comunicação alternativa como cartões de comunicação e pranchas de comunicação são utilizados os sistemas de símbolos gráficos, que são uma coleção de imagens gráficas que apresentam características comuns entre si e foram criados para responder a diferentes exigências ou necessidades dos usuários.
Existem diferentes sistemas simbólicos, sendo os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.
 
Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.
 
 
 
 
Pranchas com símbolos PCS
Descrição de imagem: Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar? obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
            As pranchas de comunicação têm múltiplas utilizações, tanto podem ser utilizado na comunicação propriamente, como também recurso na organização do pensamento, raciocínio lógico, enriquecimento do vocabulário e normatização das AVDs (Atividades de Vida Diária). O diferencial deste recurso é a possibilidade de confeccionar novas pranchas a medida que a pessoa supera a dificuldade, adequando e adaptando as necessidades e respeitando o ritmo de cada um.
            No caso particular de Mariana as pranchas ajudam de maneira objetiva em sua comunicação, já que a aluna apresenta déficit acentuado na área de linguagem, sendo necessário estabelecer um meio de comunicação positivo e progressivo para que a mesma tenha uma interação social e pedagógica de qualidade. Pode também ser utilizado para a normatização das atividades de vida diária através da associação de ideias com as imagens das ações cotidianas.
Fonte: http://www.assistiva.com.br/ca.html
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:

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    1. Concordo com você Williams, os PCS realmente vão muito além da sala de aula, podendo ser utilizado em casa ou em qualquer outro espaço público e ou privado.

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  2. Williams, adorei a sua explanação, é o melhor foi ficar sabendo que o diferencial deste recurso é a possibilidade de confeccionar novas pranchas a medida que a pessoa supera a dificuldade, adequando e adaptando as necessidades e respeitando o ritmo de cada um.

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  3. Este e um recurso que tanto facilita na aprendizagem do aluno quanto na socialização, pois ele se molda ao ritmo do estudante. Possibilitando sua comunicação.

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