A área da tecnologia
assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de
comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação
alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em
defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou
escrever.
A CA pode acontecer
sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a
partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons,
expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente
para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim,
não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa
para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de
comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de
ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de
expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como
cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de
palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software
específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os
recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente
personalizada e levam em consideração várias características que atendem às
necessidades deste usuário.
O termo Comunicação
Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and
Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação
Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias
"Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação
Suplementar e Alternativa - CSA".
Para a confecção de
recursos de comunicação alternativa como cartões de comunicação e pranchas de
comunicação são utilizados os sistemas de símbolos gráficos, que são uma
coleção de imagens gráficas que apresentam características comuns entre si e
foram criados para responder a diferentes exigências ou necessidades dos
usuários.
Existem diferentes
sistemas simbólicos, sendo os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e
Picsyms.
Um dos sistemas
simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication
Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer
Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação
Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e
claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente
combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de
comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades
educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do
software Boardmaker.
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Pranchas com
símbolos PCS
Descrição de imagem: Visualiza-se uma
prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens
servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados
por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar? obrigada); pessoas (eu,
você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta,
leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
As
pranchas de comunicação têm múltiplas utilizações, tanto podem ser utilizado na
comunicação propriamente, como também recurso na organização do pensamento,
raciocínio lógico, enriquecimento do vocabulário e normatização das AVDs (Atividades
de Vida Diária). O diferencial deste recurso é a possibilidade de confeccionar
novas pranchas a medida que a pessoa supera a dificuldade, adequando e
adaptando as necessidades e respeitando o ritmo de cada um.
No
caso particular de Mariana as pranchas ajudam de maneira objetiva em sua
comunicação, já que a aluna apresenta déficit acentuado na área de linguagem,
sendo necessário estabelecer um meio de comunicação positivo e progressivo para
que a mesma tenha uma interação social e pedagógica de qualidade. Pode também
ser utilizado para a normatização das atividades de vida diária através da
associação de ideias com as imagens das ações cotidianas.
Fonte: http://www.assistiva.com.br/ca.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com você Williams, os PCS realmente vão muito além da sala de aula, podendo ser utilizado em casa ou em qualquer outro espaço público e ou privado.
ExcluirWilliams, adorei a sua explanação, é o melhor foi ficar sabendo que o diferencial deste recurso é a possibilidade de confeccionar novas pranchas a medida que a pessoa supera a dificuldade, adequando e adaptando as necessidades e respeitando o ritmo de cada um.
ResponderExcluirEste e um recurso que tanto facilita na aprendizagem do aluno quanto na socialização, pois ele se molda ao ritmo do estudante. Possibilitando sua comunicação.
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