Atividade: Símbolos da
semana / base do calendário
Público:
Alunos do 1º ao 5º ano do fundamental
Indicação:
Alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA
Idade: A
partir dos seis anos
Local: Atendimento
Educacional Especializado / Sala de aula
Exemplo:
Descrição:
Esta
atividade consiste em um calendário semanal das atividades desenvolvidas pelo
aluno baseados na comunicação alternativa, com imagens ou palavras que identifiquem
sua rotina. Mostrando de maneira pratica e visual o que será desenvolvido no período,
com este instrumento o aluno tem uma previsão do que irá vivenciar.
Indicações:
-
Construir uma rotina semanal, baseada na necessidade do aluno, podendo ser
adaptada à medida que o aluno evolua em suas necessidades, agindo desta maneira
o aluno com TEA poderá organizar-se para as atividades propostas;
- Mostrar
os dias da semana e a especificidade de cada um, diferenciando os dias que ele
irá à escola, a outros acompanhamentos, ficará em casa, fará visitas, irá ao
parque, festas, diminuindo assim sua expectativa para determinadas atividades;
- Trabalhar
a temporalidade partindo do período semana, e ampliando para mês, ano, argumentando
sobre sua rotina e o tempo necessário para desenvolver estas atividades.
- Ampliar
o conceito calendário e as datas importantes tais como: aniversários, festas,
comemorações, outros.
-
Estimular sua comunicação e relação social através de imagens, desenhos e símbolos
que comporão o semanário, pelo significado dos mesmos em sua rotina.
Esta atividade busca retirar o aluno de
sua zona de conforto, mostrando novas possibilidades de organização temporal,
levando em consideração a comunicação alternativa, como para novas construções.
O aluno com TEA consegue organizar-se sem grandes atropelos devido ao seu
envolvimento emocional nesta construção com objetos significativos do seu dia a
dia.
Referência: