O
modelo dos modelos – Um olhar integral
Williams
César de Freitas
O
ser humano conseguiu grandes êxitos em todas as áreas do conhecimento, contudo
as coisas nunca foram fáceis, toda vez que surgia uma nova ideia, no primeiro
momento era rechaçada, para estas pessoas havia uma grande batalha no campo das
ideias, pois muitos não estavam preparados para sair de sua zona de conforto e
buscar novos olhares, como diz Piaget “é preciso descontruir para reconstruir com
um alicerce mais sólido”. No processo de
inclusão a situação não podia ser diferente, as pessoas no primeiro momento
reagiram de maneira negativa que crianças, jovens e adultos com necessidades
especiais pudessem fazer parte do sistema de ensino, a batalha foi e ainda é
grande, porem legitimado por uma das legislações mais desenvolvidas do planeta,
estamos conseguindo grandes feitos, é cada vez mais comum encontrarmos este
público em nossas unidades de ensino, principalmente no sistema público de
educação.
Foi com a implantação do
Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas que pudemos perceber
uma mudança efetiva no processo inclusivo, pois além de realizar o
acompanhamento individual / grupo aos alunos, dá suporte ao professor da sala
comum e orienta as famílias sobre a maneira mais adequada de intervir junto a
este educando. Este processo não é fácil e nem rápido, porém é irreversível,
assim como o texto de Italo Calvino “O modelo dos modelos” foi preciso que este
profissional passasse a enxergar este como uma pessoa com potencial, não
identificando apenas sua deficiência. Em nossas mentes existe a construção de
um modelo perfeito do ser humano, contudo existe uma distância muito grande
entre o real e o ideal.
Quando enxergamos o todo em detrimento das
partes, como o senhor Palomar ampliamos nossa sensibilidade e nos preparamos
para acolher novas formas de aprendizagem, e a maneira como encaramos o mundo.
A inclusão nos leva a esta postura, ampliando os modelos que nós temos a
respeito do ser humano, esta busca é constante. Nossa mente esta preparada para
qualquer mudança de paradigma para isso é preciso que acreditemos no que
estamos realizando, pois quando as pessoas sentem segurança, é natural que
aceitem as mudanças. Só assim teremos vários modelos a escolher, diversificando
o conhecimento e ampliando a mente num movimento dinâmico de ação e reação,
criando um rede que é alimentada a medida que aprofundamos nossos
conhecimentos, potencializando novos modelos de enxergar a inclusão, objetivando
melhoria na qualidade de vida desses alunos.
Referências:
- CALVINO, Italo-Texto: O Modelo
dos Modelo
-
PIAGET, J. A construção do real na criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de
Janeiro: Zahar, 1970. 360p.
- RAPOLI, E.; MANTOAN, M. T.; SANTOS,M.T.;
MACHADO, R.; - A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A
Escola Comum Inclusiva- ME/SEE/UFC-
Brasília.2010